respirar bem
E INternamentos

FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA

MARCAÇÕES E INFORMAÇÕES
Para marcações preencha por favor, o formulário ou contacte-nos:
T: 934 140 691 | Email: [email protected].
Agendamento no próprio dia ou num prazo de 24 horas se os sintomas o indicarem.

O QUE É
Conjunto de TÉCNICAS MANUAIS, que ajudam o mecanismo natural de higiene das vias aéreas respiratórias a eliminar as secreções e a normalizar a respiração.
As mais conhecidas são a vibração associada à mobilização costal, a percussão (as conhecidas "pancadinhas") técnicas de aceleração do fluxo expiratório e a tosse provocada (mais usada nos bebés).
O ensino de práticas que facilitem hidratação das secreções e a higiene das vias aéreas respiratórias, no dia-a-dia também fazem parte do plano de reabilitação respiratória. Cinesioterapia respiratória é o mesmo que fisioterapia respiratória.

cOMO ACTUA
Areja e limpa zonas mais profundas do pulmão; torna a expectoração menos espessa e viscosa descolando-a; acelera o ar na fase expiratória arrastando a expectoração para zona reflexa da tosse; auxilia na tosse para que a expectoração seja eliminada do aparelho respiratório; ajuda na limpeza do nariz e seios perinasais; ensina o paciente a  dar continuidade ao trabalho do FISIOTERAPEUTA.

vantagens
- Encurta o processo de cura, porque ao retirar a expectoração diminui de imediato a dificuldade respiratória, a tosse e o cansaço associado à falta de oxigénio e esforço para tossir.
- Melhora a qualidade do sono, reduzindo os acessos de tosse e a dificuldade respiratória.
- Evita ou reduz a toma de medicamentos, consultas médicas e idas à urgência e o contágio de outras doenças.
- Cura de doenças respiratórias prolongadas, habitualmente associadas à presença de expectoração, que é um ambiente propício a que se instalem novos microrganismos dando lugar a reinfecções e tomas repetidas de antibióticos.
- Previne complicações cardiorespiratórias e fadiga prolongada.
- Contribui para a retoma rápida ao trabalho e à escola/creche.
- Pode ser feita no domicílio.

Para adultos e crianças
As crianças sobretudos até aos 6 meses têm um elevado risco de contrair bronquiolite.
E os grupos de risco – pessoas com doenças crónicas e idosos – a recuperação pode ser mais longa e o risco de problemas e complicações é maior, nomeadamente, pneumonia ou descompensação da doença de base (bronquiolite, asma, diabetes, doença cardíaca, pulmonar ou renal).
Mas, mesmo os adultos habitualmente saudáveis, com muita expectoração e tosse persistente mas ineficaz para eliminar a expectoração, terão benefícios em recorrer à fisioterapia respiratória.

antes ou depois dos medicamentos
A Fisioterapia deverá ser a primeira opção, porque não tem efeitos  secundários, é eficaz na limpeza dos brônquios, traqueia ou nariz e, envolve o doente no seu processo de recuperação.
As excepções são: dificuldade respiratória moderada a grave, e infeção bacteriana.
Os antibióticos não atuam nas infeções virais, não melhoram os sintomas nem aceleram a cura.